Na noite desta terça-feira, 29, durante a quarta noite da Expoacre 2025 no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Joabe Lira (União Brasil), concedeu entrevista ao ac24horas.
Em meio ao frio e à grande movimentação do público na noite gospel da feira, o parlamentar avaliou sua gestão, falou dos desafios financeiros da Casa Legislativa e comentou a possibilidade de candidatura do prefeito Tião Bocalom ao governo do Estado.
Em seu primeiro mandato como vereador e já no comando da presidência da Câmara, Joabe faz um balanço positivo do início de sua trajetória parlamentar. “Esses primeiros seis meses foram de muito aprendizado, mas também de muito trabalho. Me propus a estar nas comunidades, nos bairros, dialogando com a população para buscar soluções que Rio Branco precisa”, afirmou.

Foto: Jardy Lopes
Segundo ele, a Câmara tem sido palco de debates intensos, o que considera saudável para a democracia. “Trabalhamos bastante, avançamos muito com projetos de lei e indicações. Agora, com o fim do recesso, vamos iniciar o segundo semestre com força total”, acrescentou.
Sobre os desafios de presidir uma Casa com 21 vereadores, o presidente reconheceu que se trata de “21 formas de pensar”, mas disse que conduz o trabalho com diálogo e foco no bem comum. “Todos têm posicionamento ideológico e partidário, mas o que nos une é a busca por melhorias para a população. Deixamos de lado diferenças para nos unirmos em prol da população de Rio Branco”, destacou.
Joabe também comentou os ajustes orçamentários enfrentados por sua gestão. Segundo ele, o aumento no número de vereadores (de 17 para 21) não foi acompanhado por um acréscimo proporcional no orçamento da Câmara, que gira em torno de R$ 60 a R$ 65 milhões. “Fizemos ajustes para fechar o ano sem comprometer os serviços do parlamento e também dos servidores. Suspendemos viagens, passagens, uso de motoristas”, explicou.
O presidente anunciou ainda que 80% da nova sede da Câmara já está concluída e que a previsão é entregá-la à população até o fim do ano. “Agora estamos na fase de mobiliário, som e multimídia. O local é de fácil acesso, com estacionamento, algo que hoje é uma grande reclamação da população”, disse.
A relação próxima com o prefeito Tião Bocalom também foi tema da entrevista. Joabe, que já foi secretário de limpeza pública do município, disse que ouve constantemente da população pedidos para que Bocalom dispute o governo do Acre em 2026.

Foto: Jardy Lopes
“Ele tem mais de 100 obras para entregar, como o elevado da Dias Martins, novas creches, UBS, a nova sede da Câmara, o prédio do RBPrev. Ele quer ser lembrado como o melhor prefeito que Rio Branco já teve. Eu fui um secretário que esteve próximo da população e, agora, com o mandato dado pelo povo, tenho procurado andar ainda mais nos bairros. As pessoas, pela minha proximidade com o prefeito, têm falado constantemente: “Olha, faz o prefeito ser candidato, o Bocalom tem que ser nosso governador.” O Bocalom fez um bom trabalho em Acrelândia, está fazendo um bom trabalho em Rio Branco. Então, ele tem que ser. Nós queremos ele como nosso governador. Eu, lógico, conheço o Bocalom, conheço o trabalho dele. E, claro, quero ver ele governador, mas isso ele vai decidir lá na frente”, afirmou.
Sobre uma eventual candidatura sua a deputado estadual, Joabe ponderou: “Meu foco agora é trabalhar como vereador, fortalecer a Câmara, entregar a nova sede. “Se a população aprovar meu primeiro mandato, aí sim posso pensar em outros caminhos”, explicou.
Joabe também confirmou que o novo Plano Diretor de Rio Branco deve ser enviado à Câmara em agosto. A proposta prevê, entre outras atualizações, a permissão para construção de prédios de até 40 andares na cidade. “Isso é uma demanda do setor comercial e da construção civil. Vai ser um marco para o município e atrair novos investimentos”, avaliou.