Pela primeira vez, a Expoacre, maior feira de negócios do estado, contará com um espaço dedicado exclusivamente às startups. A ação é uma iniciativa inédita do governo do Acre que, em 2025, garantirá visibilidade a mais de 200 empresas inovadoras, com foco em tecnologia e soluções criativas, a maioria formada por micro e pequenos empreendedores. A edição estará em 2025 completando 50 anos de criação.
O espaço será instalado no Parque de Exposições Wildy Viana, nas proximidades da estrutura da Secretaria de Comunicação, e pretende funcionar como uma vitrine estratégica para esse segmento emergente da economia acreana. A decisão foi confirmada em reunião realizada no último dia 18 de julho entre a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e representantes do Instituto Federal do Acre (Ifac).
As startups selecionadas apresentarão produtos que refletem o potencial criativo e tecnológico do estado. Entre os destaques, há projetos como o desenvolvimento de uma bactéria capaz de degradar plástico, plantas comestíveis em miniatura, um spray que prolonga a vida útil de frutas e flores, fitoterápicos produzidos a partir do “sangue de dragão”, além de inovações gastronômicas como tacacá, tucupi e açaí em pó.
A medida também tem como meta conter a evasão de talentos locais, criando condições para que essas empresas cresçam dentro do Acre. A expectativa é que, ao proporcionar esse ambiente de exposição e conexão, o governo estimule a geração de negócios, parcerias e oportunidades para um setor que movimenta milhões em investimentos no país.
O Ifac será responsável por indicar parte das startups que participarão do espaço, além de contribuir com atrações científicas voltadas ao público, como um circuito de ciência e um planetário móvel.
Com informações da Agência de Notícias do Acre