O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação imediata do visto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de seus “aliados no tribunal” e de seus familiares próximos, com efeito imediato. A declaração foi feita nas redes sociais, após a decisão que determinou uma série de medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
“(O presidente) deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, disse Rubio.
Lula fala sobre vistos de Alexandre de Moraes e demais ministros
Através de uma publicação no X, antigo Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade e apoio aos ministros do STF. De acordo com o petista, a medida é “arbitrária e completamente sem fundamento”.
Lula tratou a decisão estadunidense como uma ameaça à soberania brasileira. Anteriormente, o presidente americano Donald Trump ameaçou aplicar tarifas de 50% no Brasil por conta da “censura” do STF nas redes sociais e da “perseguição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fonte:RIC.COM.BR