Estudante superdotado de 12 anos passa em vestibular no Ceará

Em 2024, Lucca ganhou medalha de prata na OBM e foi o 1º colocado no concurso de admissão do Colégio Militar de Fortaleza • Arquivo pessoal

Estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Lucca Aragão, 12, foi aprovado no vestibular de segundo semestre da Uece (Universidade Estadual do Ceará) para cursar Matemática. Ele fez 190 pontos na prova e foi classificado na 29ª posição da ampla concorrência. 


A vitória faz parte de uma robusta lista de realizações. No fim do ano passado, Luca fez o concurso para admissão no Colégio Militar de Fortaleza, onde estuda atualmente. Ele foi o primeiro colocado e o único candidato a tirar nota 10. O estudante também ganhou medalha de prata na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) do ano passado.  


O apreço pela disciplina vem de berço: o pai, José Aragão, é professor de Matemática. Porém, como Lucca desde cedo apresentou um desempenho escolar acima da média, a família decidiu buscar o apoio de uma psicóloga que o classificou como superdotado. “Ele sempre teve facilidade para reter os conteúdos. Nas férias, ficava entediado e triste, queria voltar para a escola”, conta o pai.  


Após uma bateria de testes, foi revelado que o QI (Quociente de Inteligência) de Lucca é 136, sendo que a superdotação é considerada acima de 130. A partir daí, os pais não pararam de estimular os estudos do filho, mas passaram a monitorar seus momentos de autoexigência e perfeccionismo. “Lucca adora estudar, mas não pode deixar de lado as atividades de lazer de criança como brincar de bola, jogar videogame e se divertir com os amigos”, explica o pai. 


Planos para o futuro

O menino é do tipo que não larga o caderno nem nas férias de julho: enquanto José conversava por telefone com a CNN, Luca estava ao lado dele estudando para a prova de redação criativa da ChallegengUS, organização que oferece oportunidades educacionais para estudantes, focando em elevar suas vozes sobre questões globais através de competições e bolsas de estudo.   


Lucca vai prestar o próximo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como treineiro, para entender como é a prova, mas seu objetivo principal é participar da IMO (Olimpíada Internacional de Matemática) que conta com a participação de mais de cem países. “Ele só vai poder fazer a inscrição no Ensino Médio, mas desde já vem se preparando”, afirma o pai. 


O garoto tem como ídolo o também cearense Matheus Alencar de Soares, que em 2023, aos 16 anos, ganhou medalha de ouro na IMO e tempos depois foi aceito no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, uma das faculdades mais prestigiadas do mundo. 


Conforme o pai, Lucca está de olho em várias faculdades de ponta como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que terá um campus em Fortaleza em 2026, e a Universidade de Harvard, também nos EUA. “Ele provavelmente vai seguir carreira acadêmica. Já o vi tirando dúvidas de amigos em videochamadas e, em uma explicação sobre História, aliás, ele usou a linguagem dos gamers para simplificar o conteúdo. Ele tem o dom de ensinar”, diz o pai. 


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias