Ícone do site Ecos da Noticia

Especialista do Piauí capacita produtores do Acre para a cadeia do mel

Durante a programação da Expoacre 50ª, realizada em Rio Branco, o estande da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) foi palco de um workshop na tarde desta quarta-feira, 30, voltado para apicultores e meliponicultores da região.


A atividade reuniu produtores, técnicos e interessados no fortalecimento da cadeia produtiva do mel, e contou com a participação do engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Laurielson Chaves de Alencar, que concedeu entrevista ao canal ac24agro.


Na conversa, o especialista explicou o panorama nacional e estadual da produção e comercialização do mel, destacando as oportunidades e desafios enfrentados pelos produtores acreanos. Segundo ele, o Acre possui grande potencial para o desenvolvimento tanto da apicultura (criação de abelhas com ferrão) quanto da meliponicultura (sem ferrão).


“A apicultura é a criação de abelha com ferrão e a meliponicultura é a sem ferrão. Então, o estado do Acre tem um potencial enorme para a criação das duas espécies de abelha e nós temos aí o mel como principal produto. Tem própolis, tem pólen, tem geléia real, mas o principal produto mundialmente comercializado é o mel. Então, o Brasil chega a exportar mais de 80% da sua produção, vai para fora, principalmente nos Estados Unidos, e aí há uma preocupação agora, porque tem a questão da sobretaxa, mas o mercado do mel forte é a exportação”, pontuou Laurielson.


O professor também comentou dados do IBGE que indicam uma produção de 9 toneladas de mel no Acre. Apesar da produção ser consumida internamente, ele destaca que ainda há um mercado local vasto e pouco explorado.


“É importante o produtor, esse apicultor, certificar o local onde vai extrair o mel com qualidade, com higiene, ter o selo de inspeção para que ele possa comercializar no supermercado, nas farmácias, o produto dele estar sendo comercializado formalmente no mercado”, explicou.


 


Assista à entrevista:



Sair da versão mobile