192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Em cirurgia rara no mundo, homem tem bala retirada do coração no PS do Acre

Um procedimento cirúrgico considerado raro no mundo foi realizado com sucesso no Acre após um pequeno agricultor ser atingido acidentalmente por um disparo de arma de fogo que atingiu o coração. A cirurgia, feita no Pronto-Socorro de Rio Branco, salvou a vida de Odair Mendes Peixoto, de 43 anos, morador da zona rural de Xapuri.


O caso aconteceu na tarde do último 3 de julho. Odair conta que viu um suposto gavião rondando o galinheiro de sua propriedade e, ao tentar espantar a ave, buscou um rifle calibre 22. Como o animal não atacou as aves, o agricultor decidiu guardar a arma, momento em que ocorreu o acidente.


“Eu deixei o rifle em cima de um estrado de madeira, mas ele escorregou e disparou em mim”, relatou. O projétil transfixou o braço esquerdo e atingiu o coração. “Só senti uma queimação muito grande. Não tinha a mínima ideia de que a bala tinha ido parar no meu coração”, afirmou.



Encaminhado ao Pronto-Socorro da capital, o agricultor passou por exames que revelaram a gravidade do ferimento. O disparo atingiu o saco pericárdico, estrutura que envolve o coração, e a cada batimento cardíaco ele perdia sangue.


“O projétil ficou alojado em uma área do coração chamada de saco pericárdico. A cada batimento, ele estava perdendo sangue e isso poderia levá-lo à morte, se nada fosse feito”, explicou o cirurgião cardíaco Fábio Rueda, responsável pelo procedimento.



A cirurgia de emergência durou cerca de três horas e mobilizou uma equipe com onze profissionais. O médico afirmou que, apesar da vasta experiência, jamais havia enfrentado uma situação semelhante.



“Já participei de mais de X mil cirurgias e esta foi a primeira vez que retirei uma bala do coração de um paciente. É um procedimento raro no mundo e, para mim, foi extremamente desafiador porque foge completamente da rotina”, declarou.


Odair recebeu alta médica no domingo (13) e segue em recuperação. Nesta segunda-feira (14), ele recebeu a visita do médico que liderou a cirurgia. “Quero agradecer ao doutor e toda a equipe. Se não fossem Deus e eles, eu não estaria aqui. Eu nasci de novo”, disse o agricultor.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias