Eduardo rompe com Nikolas Ferreira após acusações de deslealdade e omissão; entenda

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira são do mesmo partido, o PL Imagem: Reprodução/Instagram

A aliança entre dois dos principais expoentes da nova direita brasileira sofreu um abalo público. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) rompeu politicamente com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), após acusações de deslealdade e omissão em pautas caras ao bolsonarismo.


O estopim foi a participação de Nikolas em um Space na rede social X, no qual elogiou a influenciadora conhecida como “Baianinha Intergaláctica”, crítica frequente do ex-presidente Jair Bolsonaro. A conversa repercutiu nas redes e foi compartilhada pelo influenciador bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira.


A publicação provocou forte reação de Eduardo Bolsonaro, que criticou abertamente o colega de partido: “É triste ver a que ponto o Nikolas chegou.”


Desconfianças acumuladas

O episódio mais recente apenas evidenciou um atrito já em curso. Eduardo e aliados próximos vinham manifestando insatisfação com a postura de Nikolas, especialmente em relação à sua ausência em iniciativas para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e defender os acusados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.


Eduardo, que atualmente está nos Estados Unidos articulando apoio à anistia dos envolvidos, tem cobrado uma atuação mais firme de parlamentares da base. Segundo ele, Nikolas, o deputado com maior alcance nas redes sociais, estaria se omitindo de pautas essenciais para o bolsonarismo.


A tensão entre os dois mostrou mais uma vez a dificuldade de manter a coesão dentro da direita radical após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e diante do avanço das investigações sobre a tentativa de golpe.


Na última segunda-feira (28), Nikolas divulgou a convocação para uma motociata em Brasília, às 15h, que terá a presença de Jair Bolsonaro.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias