Conta de luz fica ainda mais cara: Aneel anuncia bandeira vermelha 2 para agosto

A conta de luz e energia pode ficar mais cara e pesar no bolso do consumidor (Imagem gerada com auxílio IA/Leonardo Albertino)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta sexta-feira o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para as contas de luz no mês de agosto, impondo cobrança adicional dos consumidores devido a um cenário de geração de energia mais apertada previsto para o mês.


O acionamento significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, acima do que vinha sendo cobrado nos últimos meses.


“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, afirmou a Aneel, em comunicado.


A pressão sobre os consumidores de energia em agosto tende, no entanto, a ser aliviada pelo crédito que cairá nas faturas do mês referente ao “Bônus de Itaipu”. A agência reguladora aprovou R$883,07 milhões para o mecanismo este ano, reduzindo custos no mês para consumidores residenciais e rurais.


O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias