Com viaduto em andamento, RBTrans testa trajeto alternativo para ônibus

Foto: David Medeiros

Uma vistoria técnica foi realizada na manhã desta quarta-feira (16) para analisar as mudanças nas rotas dos ônibus do transporte coletivo na região central de Rio Branco, em decorrência das obras do viaduto que está sendo construído no cruzamento da Avenida Ceará com a Avenida Getúlio Vargas. A alteração deverá entrar em vigor logo após a Expoacre, prevista para encerrar no início de agosto.


A inspeção foi conduzida por técnicos da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), além de representantes do Ministério Público do Estado do Acre. Durante o percurso, realizado a bordo de um ônibus articulado, foram avaliadas alternativas para minimizar os impactos no trânsito da capital.


Foto: David Medeiros

A secretária adjunta de Obras Públicas, Samara Raquel, reforçou a importância da parceria entre os órgãos estaduais e municipais para que a nova rota atenda bem à população. “É um momento importante, nessa parceria do Estado com a Prefeitura, buscando sempre o melhor para a população. A Seop junto com a RBTrans vem desenvolvendo esse estudo, que agora é final, para que fique da melhor forma possível”, declarou.


O superintendente da RBTrans, Clendes Villas Boas, também acompanhou a vistoria e destacou que a medida é necessária, embora traga transtornos temporários. “Estamos aqui com o Ministério Público, juntamente com nossos engenheiros, fazendo um balizamento técnico para, quando a gente definir definitivamente as rotas alternativas, divulgar para toda a população de Rio Branco. Sabemos que uma obra dessa magnitude traz certo transtorno, mas é momentâneo. Vale a pena passar um ano com transtornos e depois ter uma vida toda com tranquilidade”, afirmou.


O Ministério Público do Acre também esteve presente. Para Ricardo Emerson, a obra é essencial para a melhoria da trafegabilidade em um dos pontos mais críticos da cidade. “É uma obra imprescindível para Rio Branco. É um cruzamento central bem complicado, e essa obra é essencial. O transtorno passa, e a obra fica”, disse.


Foto: David Medeiros

Segundo o diretor de tráfego da RBTrans, Diego Parreira, os testes fazem parte da última etapa de estudos para definir as mudanças. “Estamos fazendo mais uma etapa do estudo de como vão ficar as rotas do transporte público com a interdição do cruzamento da Avenida Ceará com a Getúlio Vargas. A ideia é deixar a Getúlio Vargas em mão dupla para as linhas que vão para a região do Calafate, sobem para a Ufac e seguem nesse sentido em direção ao bairro”, explicou.


O retorno dos ônibus em direção ao Terminal Urbano, segundo ele, será feito pelas ruas Floriano Peixoto e Rui Barbosa, no sentido inverso. A mudança será aplicada a todas as linhas que passam pelo cruzamento afetado pela obra.


Foto: David Medeiros

A data oficial para início da nova rota ainda não foi confirmada, mas a previsão é que as alterações comecem a valer a partir do dia 4 de agosto, após o encerramento da Expoacre. A RBTrans também confirmou que, durante o evento, haverá uma rota exclusiva de ônibus para atender os visitantes da feira.


“Essa é uma alternativa que não é de agora. Sempre exploramos essa oportunidade e esse ano estamos preparando o plano com algumas modificações em relação ao ano passado. Será uma grande festa de 50 anos da Expoacre, que trará um impacto positivo, financeiro e econômico para toda a cidade”, acrescentou o superintendente.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias