A bombeira militar capitã Sopchaki passa a comandar o 3º Batalhão de Educação, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (3º BEPCIF), após ser oficializada na função durante a passagem de comando realizada nesta semana pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC), ela é reconhecida pelo pioneirismo. A oficial tem sua trajetória marcada como uma das primeiras mulheres a integrar as fileiras do Corpo de Bombeiros do Acre.
A carreira da capitã teve início em 2007, quando, aos 20 anos, ingressou como praça combatente, um feito que, segundo o CBMAC, abriu portas para a participação feminina em uma área historicamente masculina. No mesmo ano, iniciou o Curso de Formação de Oficiais em Goiânia, concluindo sua formação em dezembro de 2018.
Logo no início da carreira como oficial, em 2019, atuou na Assessoria de Comunicação (BM5) e entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a comandar um Batalhão do CBMAC, assumindo o 8º BEPCIF, em Xapuri.
A trajetória da nova comandante conta com passagens por setores estratégicos, como o Centro de Manutenção de Viaturas e a Assessoria de Inteligência, também respondeu interinamente por unidades importantes, entre elas a 1ª Companhia de Atendimento em Aeródromos (1ª CIACIAER), o 1º BEPCIF e a Diretoria de Ensino.
“Em todas as funções, se destacou pelo profissionalismo, eficiência e compromisso com a missão institucional”, destacou a instituição.
“A capitã Sopchaki representa a consolidação da liderança feminina no CBMAC e reafirma a valorização dos quadros internos da corporação. Sua trajetória inspira e fortalece a presença das mulheres na segurança pública do estado”, destacou a instituição.
Com informações do CBMAC