O assessor sênior de Donald Trump, Jason Miller, fez uma publicação nesta sexta-feira (18) na plataforma X criticando diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela operação que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Ação corajosa de Alexandre de Moraes ao anunciar ao mundo que quer todo o crédito pela perseguição política e caça às bruxas contra o presidente Jair Bolsonaro! Agora sabemos quem realmente está mandando no Brasil!”, escreveu.
A publicação é uma das manifestações mais diretas de um integrante do círculo íntimo de Trump desde o agravamento da crise entre Brasil e Estados Unidos, desencadeada após sanções tarifárias anunciadas pelo presidente americano, em gesto de reação à ação penal que Bolsonaro enfrenta no STF.
Jason Miller é um dos estrategistas políticos mais próximos de Trump. Ele atuou nas campanhas presidenciais de 2016 e 2020, tendo sido contratado por Jared Kushner, genro do republicano, para responder à imprensa. Empresário com histórico de atuação em campanhas conservadoras polêmicas, Miller é fundador da plataforma Gettr e figura conhecida no ecossistema digital da direita americana.
A postagem ocorre poucas horas após Moraes justificar sua decisão com base em ações de Bolsonaro e do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para pressionar autoridades dos EUA a impor sanções contra integrantes do Judiciário brasileiro. O ministro afirma que os dois tentaram interferir diretamente no funcionamento do STF, num movimento que, segundo ele, constitui coação, obstrução e atentado à soberania nacional.
O Planalto ainda não comentou a postagem do assessor de Trump.