Ícone do site Ecos da Noticia

Acre participa de treinamento com drone de alta performance em SP

Quatro agentes que atuam na Segurança Pública do Acre participam do treinamento em SP. Foto: Ascom/Sejusp

Em maio deste ano, o Acre tornou-se o primeiro estado brasileiro a obter, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), um drone Harpia. O dispositivo espião conta com a tecnologia para o reforço no videomonitoramento da Segurança Pública. Como parte do investimento, a equipe que irá operar o equipamento iniciou o treinamento na sede da Advanced Technologies Security & Defense (ADtech), em São Paulo, na segunda-feira, 21.


O drone Harpia, desenvolvido pela ADtech, é um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), de alta tecnologia, do Sistema Aeronaves Remotamente Pilotadas (Sarp). O sistema será utilizado em operações policiais, monitoramento de atividades ilícitas em tempo real e apoio em desastres ambientais.


O secretário adjunto de Segurança, Evandro Bezerra, destaca a importância desse investimento para o estado do Acre. “Somos o primeiro estado brasileiro a adquirir essa tecnologia de ponta, o que demonstra nosso pioneirismo e visão estratégica. O investimento não se limita à aquisição do equipamento. Estamos capacitando nossa equipe técnica para operar o sistema com excelência”, disse.


Equipe de agentes da Segurança Pública participam do treinamento na sede da AdTech, em São Paulo. Foto: Ascom/Sejusp

O treinamento terá duração de 2 meses e inclui instruções teóricas e práticas para agentes das forças de segurança. Os quatro alunos, Delmar Cavalcante, Frank Damaceno, Tarso de Souza e Wagner da Silva, aprenderão sobre legislação de drones, capacidades do sistema, montagem e manutenção da aeronave, além da operação dos softwares e sensores embarcados.


Policial penal, Delmar Cavalcante, enfatiza sobre a importância dessa tecnologia para a segurança pública do estado. Foto: Ascom/Sejusp

O policial penal, Delmar Cavalcante, que integra a equipe de alunos do Acre, afirma que ao incorporar essa tecnologia de ponta, o Estado fortalece seu poder de vigilância em áreas sensíveis, amplia a capacidade de resposta a incidentes e eleva o padrão de atuação das forças de segurança. “A formação em operação de Vant representa um divisor de águas para a segurança pública do nosso Estado. Mais do que uma capacitação técnica, ela é uma resposta direta e estratégica às crescentes demandas por inteligência, eficiência e proteção nas ações da Sejusp”, concluiu.


Estado foi pioneiro em adquirir o drone tático

O  Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (Sarp) Harpia foi projetado para oferecer uma cobertura ampla e eficaz. Com antenas de transmissão que alcançam 218 km, o drone permite um monitoramento detalhado do território. Equipado com uma câmera eletro-óptica e infravermelha/térmica de alta resolução, o Harpia proporciona observação precisa e segura, sendo uma ferramenta estratégica para diversas operações. Possui autonomia de até 12 horas, pode voar a 100 km/h, cobrindo uma distância de até 1.200 e teto de voo de 5.000 metros. Dotado de câmeras de alta resolução e transmissão em tempo real, o sistema também pode receber sensores adicionais, como radar SAR, inteligência de sinais e fotogrametria, elevando exponencialmente a capacidade de vigilância aérea do estado.


Foram mais de R$ 6,6 milhões de investimentos, provenientes de recursos do governo e de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Ulysses Araújo. Foto Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O primeiro Harpia será operado a partir de Rio Branco e um segundo exemplar, já em processo de aquisição, será baseado em Cruzeiro do Sul, cobrindo a região do Vale do Juruá. O equipamento atenderá todo o sistema de Segurança Pública, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos de fiscalização ambiental.


Sair da versão mobile