192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Ucrânia divulga vídeo inédito de ataque de drones a aviões da Rússia; veja

Drone da Ucrânia atinge aeronave dentro do território da Rússia • Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU)

A Ucrânia divulgou um vídeo inédito nesta quarta-feira (4) de seu grande ataque com drones a quatro bases aéreas militares da Rússia.


As imagens mostram drones de ataque atingindo vários bombardeiros estratégicos russos e pousando em dois aviões de alerta antecipado e controle aéreo.


As autoridades ucranianas afirmam que a ofensiva de domingo (1º) aos aeródromos atingiu 41 aeronaves militares utilizando 117 drones.


A Reuters não verificou esse número de forma independente. Imagens de satélite mostram que vários bombardeiros foram destruídos e gravemente danificados em uma base.


Novas imagens de drones divulgadas pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) mostraram drones pousando nas antenas de dois aviões espiões militares A-50, dos quais existem apenas alguns na frota russa.


Não havia vídeo mostrando os drones detonando.


A Reuters conseguiu verificar de forma independente a localização de todas as quatro bases aéreas nas imagens, incluindo a base aérea de Ivanovo, onde os A-50 estavam estacionados.


A Reuters conseguiu verificar as localizações a partir dos layouts dos aeródromos, da pista e da área verde, que correspondiam às imagens de satélite das áreas.


A agência de notícias não conseguiu verificar de forma independente a data em que as imagens foram filmadas.


O Serviço de Segurança da Ucrânia afirmou em um comunicado que as aeronaves atingidas incluíam o A-50, o bombardeiro estratégico Tu-95, o bombardeiro supersônico a jato Tu-22, o bombardeiro estratégico Tu-160, bem como os cargueiros militares An-12 e Il-78.


Algumas dessas aeronaves militares fazem parte da dissuasão nuclear aerotransportada da Rússia, mas também podem ser armadas com mísseis de cruzeiro que a Rússia tem usado para atingir alvos na Ucrânia desde sua invasão em larga escala em fevereiro de 2022.


“Uma parte significativa delas está irremediavelmente destruída, e algumas aeronaves danificadas levarão muitos anos para serem reconstruídas”, disse o SBU.


O Ministério da Defesa russo afirma que a Ucrânia atacou aeródromos nas regiões de Murmansk, Irkutsk, Ivanovo, Ryazan e Amur e foi repelida nos três últimos locais.


Várias aeronaves pegaram fogo nas regiões de Murmansk e Irkutsk, informou o Ministério.


Autoridades russas afirmaram nesta quarta-feira que opções militares estavam “sobre a mesa” para responder aos ataques ucranianos no interior da Rússia e acusaram o Ocidente de estar envolvido nas ofensivas.


O ataque deu à Ucrânia um impulso moral após meses de pressão implacável da Rússia no campo de batalha e inúmeros ataques poderosos com mísseis e drones pelas forças de Moscou.


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse ter condecorado vários oficiais do SBU pela operação contra 41 aeronaves militares.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias