Água do banho de Aurora pode ter alcançado 57°C, diz polícia

O titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Cruzeiro do Sul, Vinícius Almeida, disse nesta quinta-feira, 26, que a água usada para dar banho na recém-nascida Aurora pode ter atingido temperatura máxima de 57°C. Uma técnica de enfermagem deu banho na menina na Maternidade no último dia 22. A mulher foi intimada e deverá ser ouvida ainda esta semana.


O delegado ouviu diversas testemunhas, incluindo pessoas que estavam no local no momento do banho.


“Testemunhas colocaram a mão na água e sentiram que estava muito quente, algumas relataram até que viram vapor saindo dela. A perícia técnica aferiu que a torneira da maternidade atinge temperatura máxima de 57 graus. Ainda que essa não fosse exatamente a temperatura no momento do banho, é preocupante”, afirmou o delegado. A mãe de Aurora também teria alertado sobre a temperatura ao colocar a mão na água em que a filha era banhada.


A Polícia também investiga se havia controle adequado da temperatura da água. “Segundo relatos, o protocolo adotado era o teste manual, com o dorso da mão ou o cotovelo, já que não havia termômetro no local”, afirmou o delegado. A água, segundo ele, era aquecida por chuveiro elétrico, não por sistema solar (boiler).


A PC apura a possibilidade de a criança ter uma doença genética rara, a epidermólise bolhosa, que torna a pele extremamente sensível. Um exame já foi solicitado e aguarda resultado. “Apesar dessa possibilidade, seguimos investigando todas as hipóteses”.


Venicius ressaltou que a pediatra responsável deu alta para Aurora no mesmo dia, atestando que ela estava em perfeito estado de saúde antes do banho.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias