Um navio de treinamento da Marinha do México bateu na ponte do Brooklyn, em Nova York (EUA), na noite deste sábado (17). Duas pessoas morreram e ao menos outras 20 ficaram feridas.
O que aconteceu
Mastros do navio bateram na estrutura da ponte. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da colisão da embarcação mexicana, chamada Cuauhtémoc.
Massive ship just hit the Brooklyn Bridge 😳 https://t.co/9pLKLvaOxl pic.twitter.com/n2BzhGAs4L
— Wu Tang is for the Children (@WUTangKids) May 18, 2025
Dos 20 feridos, 11 estão em estado grave. Segundo a Marinha do México, 277 pessoas estavam a bordo da embarcação. As mortes foram confirmadas pelo prefeito de Nova York, Eric Adams, e pela presidente do México, Claudia Sheinbaum. “Estamos profundamente tristes com o falecimento de dois tripulantes do navio de treinamento Cuauhtémoc, que perderam suas vidas no lamentável acidente no porto de Nova York. Nossa solidariedade e apoio às famílias”, escreveu a mandatária mexicana em seu perfil no X.
Vídeos que circulam nas redes mostram muitas pessoas penduradas aos mastros. Elas estavam vestidas com o que pareciam ser uniformes brancos de marinheiros.
Navio não pretendia passar por baixo da ponte. Segundo o jornal The New York Times, “o Cuauhtémoc estava aparentemente indo na direção errada, nunca tendo a intenção de passar sob a ponte do Brooklyn, disse um porta-voz do Escritório de Gestão de Emergências da cidade”. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Ponte do Brooklyn chegou a ser fechada, mas já foi reaberta. As autoridades paralisaram por 40 minutos o trânsito nas duas vias para avaliar possíveis danos estruturais, os quais foram descartados.
Ponte, concluída em 1883, é uma atração turística da cidade. No momento da colisão, é possível ver pessoas às margens do rio assustadas e correndo da embarcação enquanto ela se aproximava da estrutura.
Navio tem mais de 40 anos. O Cuauhtémoc foi construído em Bilbao, nas Espanha, em 1981, de acordo com o Museu South Street Seaport, que disse em seu site que estava co-organizando a visita da embarcação a Nova York, que estava programada para ser concluída na noite de sábado. O público foi convidado a embarcar no navio durante sua visita. O Cuauhtémoc estava desembarcando de Nova York e se dirigindo à Islândia, disse um oficial da polícia de Nova York.
Vídeo:
*Com informações da Reuters.