192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

É campeão! Brennan Johnson faz o gol do título do Tottenham na Europa League

Richarlison comemora gol do Tottenham sobre o Manchester United, no San Mamés, na final da Europa League Josep Lago/Getty Images

É campeão! Na tarde desta quarta-feira (21), o em clássico inglês na final da Europa League, em San Mamés, na Espanha, o Tottenham venceu por 1 a 0 o Manchester United e conquistou o título continental – em duelo com muita emoção, sobretudo na etapa final.


O único gol da decisão foi marcado ainda no primeiro tempo, quando Brennan Johnson estufou as redes para os Spurs.


Com a conquista, o clube londrino voltou a ser campeão após longos 17 anos. O último título foi em 2008, quando venceu a Copa da Liga Inglesa.


Em relação às competições europeias, o Tottenham foi tri da Europa League, já que conquistou o título nas temporadas 1971/72 e 1983/84, quando a disputa ainda era chamada de Copa da Uefa.


O título ainda dará direito dos londrinos disputarem a fase de liga da próxima edição da Champions League, competição que o Tottenham bateu na trave na temporada 2018/19, quando foi vice para o Liverpool.


Titular no duelo, o brasileiro Richarlison conquistou a sua primeira taça no Tottenham e também no futebol europeu.


Já o United, não disputará nenhuma competição europeia na próxima temporada, já que neste momento é o 16° colocado da Premier League.


Com o vice, o clube de Manchester encerra uma das piores temporadas de sua história, sem nenhum título conquistado e ainda com o seu pior desempenho na era Premier League, podendo somar no máximo 42 pontos. Antes, a sua pior campanha na elite inglesa havia sido em 2021/22, com 58 pontos na tabela.


O jogo

A primeira etapa da decisão acabou sendo mais brigada do que jogada. Ao todo, os times somaram 16 faltas nos primeiros 45 minutos, sendo 12 delas somente dos Spurs. Assim, com a partida truncada, os times tiveram poucas oportunidades claras.


Melhor para o Tottenham, que conseguiu abrir o placar aos 42 minutos. Após cruzamento da esquerda de Pape Sarr, Brennan Johnson ganhou a disputa com Luke Shaw e, quase caindo, desviou para o fundo das redes.


Na volta do intervalo, os Red Devils cresceram na partida e levaram muito perigo à meta defendida pelo goleiro italiano Vicario. E por (muito) pouco não empataram o placar.


Aos 22 minutos, Van de Ven se esticou todo para salvar uma bola, literalmente, em cima da linha após cabeçada de Hojlund.


Nos acréscimos, Vicario ainda fez uma defesa milagrosa após cabeçada de Shaw à queima-roupa. Logo em seguida o apito final foi dado e o título do Tottenham foi confirmado.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias