Foi lançada nesta segunda-feira (5), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), em Rio Branco, uma nova plataforma digital do Sistema Nacional de Empregos (Sine) para facilitar a conexão entre empregadores e trabalhadores. A ferramenta está disponível no endereço sine.ac.gov.br e promete modernizar o acesso aos serviços de intermediação de mão de obra no estado.
A coordenadora estadual do Sine, Jaqueline Castro, explicou que o novo sistema vai permitir que tanto o trabalhador quanto o empregador tenham mais autonomia e agilidade no processo de busca e oferta de vagas, sem a necessidade de deslocamento até a unidade física do Sine.

FOTO: SÉRGIO VALE
“O empregador não vai mais precisar ficar procurando telefone ou endereço do Sine, porque hoje isso é uma dificuldade. Ele entra na plataforma, informa o perfil de trabalhador que está buscando, e na mesma hora já aparecem os dados. A gente cadastra a vaga no sistema, o trabalhador também preenche com as qualificações e, a partir daí, cruzamos essas informações com a base do Ministério do Trabalho. Isso aproxima o trabalhador, porque ele não vai precisar mais pegar condução para ir até o Sine. Hoje em dia, quase todo mundo tem WhatsApp, está nas redes sociais, então vai facilitar muito”, destacou Jaqueline.
De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, a nova ferramenta está integrada ao sistema nacional de empregos e traz a possibilidade de atendimento via WhatsApp.

FOTO: SÉRGIO VALE
“Você acessa a plataforma pelo site sine.ac.gov.br ou via QR Code. Lá você encontra o painel com todas as vagas disponíveis. Se alguma te interessar, você aciona o serviço direto pelo aplicativo, envia seus dados, e o Sine encaminha à empresa que ofertou a vaga. Depois disso, o próprio sistema gera a carta de encaminhamento e você só precisa ir à empresa. Tudo isso sem precisar ir ao Sine. A ideia é dinamizar, facilitar e reduzir o tempo de quem está procurando emprego”, explicou o secretário.
A plataforma já está no ar e, segundo a equipe técnica, reúne diversas oportunidades de emprego, inclusive com um painel exclusivo de vagas para pessoas com deficiência (PCDs). Entre as oportunidades disponíveis nesta segunda-feira estão vagas para açougueiro, agente de vendas, ajudante de carga e descarga, entre outras.