Pela primeira vez em 111 anos, os restos mortais de Santa Teresa de Jesus estão expostos para visitação pública na Basílica de Anunciação de Nossa Senhora do Carmo, em Alba de Torres, Salamanca. O túmulo da santa, que permaneceu fechado desde 1914, foi reaberto como parte de uma iniciativa religiosa e científica que já atraiu milhares de fiéis e curiosos.
O primeiro dia de exposição gerou longas filas de devotos, muitos dos quais chegaram ao local desde as 7h para garantir a oportunidade de ver as relíquias da santa. As celebrações incluem missas, serviços religiosos e atividades culturais dedicadas à memória de Santa Teresa.
A reabertura do túmulo foi precedida por uma série de estudos científicos que analisaram os restos mortais da santa, proporcionando novos indícios sobre sua vida e aparência.
Exames técnicos indicaram que, aos 50 anos, Santa Teresa de Jesus (1515-1582) tinha um rosto “harmonioso, sereno e doce”, características que foram recriadas em um busto de terracota desenvolvido por especialistas australianos e italianos.
As relíquias de Santa Teresa ficarão expostas até o próximo dia 25 de maio, quando serão novamente guardadas.