Projeto Abraçando Filhos promove reencontro de mães que estão no sistema prisional

Mães que cumprem pena na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco reencontram filhos durante projeto Abraçando Filho

Abraço de mãe é acolhedor, quentinho, aconchegante, seguro, reconfortante e muito mais. Com o objetivo de promover o reencontro entre as famílias, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) trabalharam juntos para realizar mais uma edição do projeto Abraçando Filhos, que reuniu 20 mulheres privadas de liberdade com seus filhos, nesta segunda-feira, 19, na sede do TJAC, em Rio Branco.


As mãos pequenas nervosas, à espera do reencontro e de um abraço que há anos não é possível, assim estava a pequena G. C. junto com o irmão mais novo e a avó, enquanto aguardava a chegada da mãe: “Estou pedindo a Deus que ela saia logo”, disse. A família, que é de Xapuri, não consegue visitar A. C. L., então os filhos só veem a mãe quando o projeto é realizado. Quando o reencontro finalmente aconteceu, marcado por lágrimas e muitos abraços, a mãe, que cumpre pena há quase 8 anos na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco, desabafou: “Durante esse tempo todinho eu consegui ver cada um [dos filhos] duas vezes e eu sempre via eles separados, quando eu via um, não via o outro. Mas hoje eu estou conseguindo ver os dois juntos, graças a Deus”.


A desembargadora Regina Ferrari ressaltou que o objetivo do projeto é fazer uma aproximação entre as famílias: “Esse ano foi bastante significativo. Nesse Dia das Mães, nós conseguimos trazer crianças do interior. A gente quer aumentar esse fluxo, a fim de que a gente possa, de fato, estar colocando as crianças mais em contato com as mães, porque amor de mãe é insubstituível, né?”.


Projeto Abraçando Filhos promove o reencontro de mães que estão no sistema prisional com filhos. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício, reiterou que ações como essa são para fortalecer os vínculos familiares: “Esse projeto vem com o objetivo de fortalecer os laços familiares daquelas mulheres que não têm essas visitas rotineiramente na unidade prisional. Inclusive, hoje, a gente agradece às prefeituras de Capixaba, de Plácido de Castro e Xapuri por terem disponibilizado o transporte para trazer algumas famílias”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias