O detento Rogério Furtado dos Santos foi condenado a 46 anos de prisão pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e integração a organização criminosa. A sentença foi proferida nesta quarta-feira (15) pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri, durante sessão realizada no Fórum Criminal de Rio Branco.
Segundo a TV 5, a acusação apresentada pelo promotor Hildo Maximiano foi acolhida pelos jurados. Rogério foi condenado pelo assassinato de Mike Wesley Santos Barrosa, pela tentativa de homicídio contra o irmão da vítima, uma adolescente na época dos fatos, e por pertencer a uma facção criminosa.
Os crimes ocorreram na tarde de 8 de abril de 2016, na Rua Serra do Boa, no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco. De acordo com a denúncia do Ministério Público, as vítimas estavam em frente a uma residência quando foram surpreendidas por disparos de arma de fogo efetuados por Rogério, conhecido no meio criminal como “Compassa”.
Apesar da gravidade dos crimes, o juiz Fábio Farias concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade
Esta não é a primeira condenação de Rogério Furtado dos Santos. Em abril de 2022, ele já havia sido sentenciado a quase 36 anos de prisão pelo assassinato de Gilmar Gomes de Souza Neto, ocorrido em fevereiro de 2020, no conjunto habitacional Cidade do Povo. Na ocasião, o crime foi ainda mais chocante por ter sido transmitido por chamada de vídeo em um grupo de WhatsApp, e, segundo as investigações, Rogério teria sido o mandante da execução.