cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Presidente do sindicato de enfermagem é exonerada de cargo na Fundhacre

Foto: Sérgio Vale

A técnica de enfermagem Alesta Costa, presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate), foi exonerada do cargo de gerente de Enfermagem da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). A exoneração foi publicada na edição desta terça-feira, 13, do Diário Oficial do Estado, assinada pela presidente da Fundhacre, Soron Angélica Steiner.


A saída de Alesta ocorre em meio a uma série de polêmicas. Nos últimos dias, ela utilizou criticou publicamente a demissão de mais de 200 profissionais da saúde contratados de forma emergencial durante a pandemia da Covid-19.


A dirigente sindical chegou a aparecer chorando em vídeo, lamentando as dispensas e alegando que muitos dos demitidos sustentam suas famílias com os salários recebidos.


Uma reportagem do site ac24horas, divulgada no início deste mês, mostrou que Alesta acumulava quatro contratos com o poder público, tanto com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), quanto com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa).


A carga horária acumulada ultrapassa 100 horas por semana. A situação levantou questionamentos sobre a legalidade da jornada e a compatibilidade de horários.


Em outubro de 2023, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público, instaurou procedimento para apurar o acúmulo de vínculos por parte da sindicalista.


A promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza solicitou à Sesacre documentos que comprovassem a compatibilidade de horários da profissional, além das folhas de ponto, escalas e plantões referentes ao período de janeiro a outubro de 2023.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias