A Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público do Acre (MPAC) abriu nesta segunda-feira (5) uma investigação preliminar para apurar as circunstâncias da morte de Sebastião Alves Sussuarana, de 48 anos, baleado durante uma intervenção policial no último domingo (4), em Rio Branco.
O caso aconteceu nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral e ganhou repercussão após vídeos circularem nas redes sociais e em sites de notícias locais. Segundo relatos, Sebastião teria esfaqueado um homem e depois tentado atacar um vigilante e um policial militar, antes de ser atingido por tiros.
Com base nas informações divulgadas, a Promotoria de Justiça instaurou uma Notícia de Fato Criminal para acompanhar de perto as investigações. O MP solicitou ao Núcleo de Apoio Técnico que realize uma inspeção no local, com busca por imagens de câmeras de segurança, identificação de testemunhas e coleta de outros elementos que ajudem a esclarecer o caso.
O Ministério Público também pediu explicações à Corregedoria da Polícia Militar sobre a abertura de procedimento interno para apurar a conduta dos policiais envolvidos na ação. “O objetivo é acompanhar de forma independente a apuração dos fatos, como previsto nas atribuições do Ministério Público”, disse o órgão.
Fonte: MPAC