Ícone do site Ecos da Noticia

Mais de 22 mil eleitores do Acre não regularizam pendências e podem ter o título cancelado

5be21322 3cdd 4dcc aebf 138b47764e93

No Acre, 22.472 eleitores deixaram de regularizar seus títulos e podem ter o documento cancelado, conforme informações da Justiça Eleitoral. O prazo para resolver as pendências terminou nesta segunda-feira, 19. Esses cidadãos não compareceram aos cartórios eleitorais nem utilizaram os canais de autoatendimento para resolver as irregularidades.


Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de 23.666 eleitores que estavam em situação irregular por ausência nas três últimas eleições, apenas 990 buscaram atendimento, o que equivale a 4,2% do total.


O cancelamento do título de eleitor pode trazer consequências, como a proibição de votar nas eleições de 2026 e dificuldades para obter passaporte, realizar matrícula em instituições públicas de ensino superior e tomar posse em cargos públicos.


Apesar do fim do prazo, ainda há uma nova oportunidade para resolver as pendências. Até 29 de maio, o eleitor pode solicitar a regularização do título junto ao cartório eleitoral ou por meio do sistema de autoatendimento. Caberá ao juiz eleitoral analisar a documentação e decidir se a situação poderá ser revertida.


Sair da versão mobile