cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Lula deve enviar regulação de redes ao Congresso mesmo sob risco de derrota

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva • Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está, pessoalmente, empenhado em enfrentar o debate sobre a regulação de redes sociais no Brasil. No Palácio do Planalto, a expectativa é pelo aval do presidente para enviar o projeto que regula as redes ao Congresso ainda neste semestre.


Um projeto elaborado por nove ministérios prevê a responsabilização das plataformas digitais pelo cometimento de crimes. A ideia será identificar e acionar as redes quando identificados conteúdos criminosos, a exemplo de pedofilia, abuso contra mulheres, incitação ao suicídio e outros.


Ainda está em debate, entre os ministros, a possibilidade de um bloqueio administrativo pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Há quem defenda que apenas a justiça tem o aval para suspender o funcionamento de uma plataforma.


A discussão ganhou corpo, novamente, após a visita do presidente Lula à China, quando o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, pediram a intervenção dos chineses no TikTok. A plataforma é controlada pela Bytedance, com sede em Pequim.


No Planalto, o assunto é tratado com otimismo. A Secretaria de Comunicação encomendou pesquisas indicando que 70% da população aprova a regulação das redes.


No Congresso Nacional, a volta do debate sobre regulação das redes é vista com ressalva. Isso porque o projeto pode parecer uma investida contra a vontade da maioria, que em 2023, enterrou o chamado PL das Fake News. O projeto contava com apoio do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).


À CNN, após assumir a cadeira, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) disse que “não legislar também é uma posição” e considerou um “erro” o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir sobre o assunto.


A retomada do julgamento sobre as redes, no Supremo, é esperada para este semestre ainda. A decisão recairá sobre um artigo do Marco Civil da Internet, que somente prevê responsabilizar as empresas por publicações de terceiros, caso descumpram ordem judicial de remoção de conteúdo.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias