Inflação de abril sobe no Acre e é puxada por carros novos e passagens aéreas

A inflação registrada em Rio Branco no mês de abril de 2025 foi de 0,55%, um aumento de 0,28 ponto percentual em relação ao mês anterior, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados na sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


De acordo com a análise do economista Rubicleis Gomes, coordenador do PET Economia, da Universidade Federal do Acre (Ufac), o principal fator por trás do aumento é o grupo de transportes, com destaque para os preços de carros novos e passagens aéreas.


Segundo Rubicleis, o setor de transporte foi responsável por 43,29% da inflação da capital acreana no mês. “Isso significa que quase metade da inflação registrada em abril vem, basicamente, desses dois itens”, explicou.


Em contrapartida, o economista traz uma boa notícia, os alimentos tiveram um impacto menor na inflação do período. “Exceto o tomate, que teve um aumento expressivo, os demais produtos da cesta básica não apresentaram grandes elevações de preço”, disse.


Apesar disso, o índice de difusão, que mede a quantidade de produtos e serviços que tiveram aumento de preços, chamou a atenção. Em abril, o indicador atingiu 0,62, o maior do ano até agora, o que significa que 62% dos itens pesquisados apresentaram algum tipo de elevação.


“Pequenos aumentos de preços em vários itens diferentes estão pressionando a inflação de forma generalizada. Isso mostra uma tendência de inflação alta e persistente, como também indicam os núcleos de inflação”, alertou Rubicleis Gomes.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias