IBGE: Acre lidera ranking nacional de mães adolescentes

Foto: Reprodução/Freepik

O Acre registrou, em 2023, o maior percentual de nascimentos de filhos de mães adolescentes em todo o país. De acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2023, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21,4% dos partos no estado foram de mulheres com até 19 anos de idade.


Na prática, uma em cada cinco mães no estado tinha até 19 anos no momento do parto. Do total de 14.147 nascidos vivos registrados no Acre em 2023, mais de 3 mil são filhos de mães adolescentes.


Vale destacar que, segundo a definição do IBGE, a adolescência compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos. O índice registrado no ano passado mantém a média observada em 2022, quando 3.198 crianças nasceram de mães adolescentes — naquele ano, o Acre também liderou o ranking nacional.


O relatório do IBGE aponta fatores que podem estar associados aos altos percentuais de maternidade na adolescência, como:


Nível de escolaridade alcançado pela mãe;


Condição de moradia (urbana ou rural);


Cor ou raça autodeclarada da mulher.


Além de liderar em nascimentos entre adolescentes, o Acre também aparece entre os cinco estados com os menores percentuais de mães com 30 anos ou mais no momento do parto. Apenas 29,9% dos nascidos vivos em 2023 no estado são filhos de mulheres nessa faixa etária — à frente apenas de Roraima e Maranhão (29%), Amazonas (28,5%) e Pará (27,6%).


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias