Na manhã deste domingo (5), um homem em situação de rua foi morto após tentar esfaquear policiais militares em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, localizada na avenida Sobral, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco (AC).
De acordo com informações da Polícia Militar, o homem foi identificado como Sebastião Alves Sussuarana, de 48 anos. Ele teria ameaçado, momentos antes, um pedestre identificado como Wilson da Silva Araújo, de 56 anos, utilizando uma faca. Na tentativa de se defender, Wilson usou um terçado, mas acabou sendo ferido no braço esquerdo e na perna durante o confronto. Mesmo ferido, conseguiu correr até a UPA para buscar atendimento médico.
Acionada para atender a ocorrência, uma guarnição do 1º Batalhão da PM encontrou Sebastião ainda no local, visivelmente alterado e com uma faca em mãos. Os policiais relataram que foi dada ordem de parada, mas o homem partiu em direção à equipe com a faca, sendo necessário efetuar disparos para conter o ataque. Sebastião foi atingido e caiu na calçada em frente à unidade de saúde.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado, mas ao chegar ao local, a equipe médica apenas pôde constatar o óbito.
A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), esteve na cena e apurou que Sebastião era ex-presidiário, com extensa ficha criminal incluindo roubos, furtos e violência doméstica. Testemunhas também relataram que, no dia anterior, ele foi visto atirando um terçado contra veículos na mesma avenida.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a perícia e remover o corpo. O caso está agora sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).