Para facilitar o acesso dos doadores de sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemoacre), foi criada a campanha Hemoacre Mais Perto de Você, com sessões de coleta nos órgãos governamentais do Acre. Nesta quarta-feira, 21, a ação foi realizada na Secretaria de Administração (Sead), no centro de Rio Branco.
A coordenadora da Captação de Doadores do Hemoacre, Quezia Nogueira, ressalta que a nova estratégia tem alcançado mais doadores: “A nossa intenção é estar mais perto do doador. Nesse dia a dia, nessa vida corrida, muitas vezes ele tem vontade de doar, mas acaba não indo, porque não tem tempo. Então a nossa ideia é estar perto desse doador”, destacou.

Servidora da pasta, Jéssica Almira aproveitou a oportunidade para colaborar com a campanha. Contando que é a segunda vez que faz doação, ressalta a importância desse ate de amor e cuidado com o próximo.
“Hoje em dia acontecem muitos acidentes nas ruas da nossa cidade, mas um amigo até me perguntou qual o motivo de eu estar doando sangue. Respondi que o motivo é a gente fazer o bem pra alguém que a gente não conhece. Eu acho que, se todas as pessoas doassem sangue, não ia precisar tanto dessas campanhas. É importante você fazer a sua parte”, ressaltou.

O servidor Alexandre Tostes também aproveitou a facilidade de acesso ao Hemoacre em seu local de trabalho para fazer sua doação. “Já sou doador há alguns anos, mas tinha um ano e meio que eu estava sem doar. Então essa proximidade facilitou. Seria bom se viessem de três em três meses, ficaria mais fácil”, complementou.
A chefe de Departamento de Humanização da Sead, Laura Pontes, falou sobre a participação da pasta na campanha: “Tudo que vem a salvar a vida para a gente é muito bem-vindo. E eu estou muito feliz pela receptividade dos servidores, em abraçar a causa da doação de sangue. Então a gente abre as portas da secretaria, para que a gente consiga também contribuir e salvar muitas vidas”.

As ações da nova campanha tiveram início na Secretaria de Saúde, depois foi a vez do Tribunal de Justiça (TJAC) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Os doadores têm abraçado a campanha, participado, os servidores têm entendido esse projeto, que tem sido muito exitoso”, ressaltou Quezia.

De acordo com a coordenadora, a campanha vai continuar e a previsão é que os próximos atendimentos itinerantes sejam realizados no Procon e Detran, além de continuar buscando novas parcerias.