Na noite da última sexta-feira (2), a Força Tática do 2° Batalhão da Polícia Militar do Acre prendeu o foragido da justiça Damião Souza de Freitas, de 37 anos, conhecido no meio criminoso como “Dr. Augusto”. A captura ocorreu na rua Raimundo Melo, no bairro Plácido de Castro, em Rio Branco. Suspeito havia escapado da operação Monte Castelo, deflagrada pela Polícia Civil
Veja mais: Polícia prende homem com armas e drogas no Segundo Distrito de Rio Branco
A guarnição recebeu informações sobre a localização do suspeito e, ao chegar ao endereço indicado, avistou Damião em frente à residência. Ao perceber a aproximação policial, ele tentou fugir e se esconder na cozinha do imóvel, mas foi detido após acompanhamento dos militares.
Damião já havia sido preso anteriormente, em janeiro deste ano, no bairro Vila Acre, onde foi encontrado com armas, munições e entorpecentes. Na ocasião, foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), mas acabou sendo liberado após audiência de custódia.
Considerado uma das lideranças de uma facção criminosa que atua no estado, o suspeito era investigado pela Polícia Civil e figurava entre os alvos da operação Monte Castelo, deflagrada no último dia 25, com o objetivo de desarticular o crime organizado na capital acreana.
Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco, pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.
Após ser recapturado, Damião Souza de Freitas foi novamente encaminhado à DEFLA, onde permanece à disposição da Justiça.