O deputado federal Delegado Caveira (PL-PA) causou polêmica ao aparecer armado com um fuzil e uma pistola dentro de seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). As imagens, nas quais ele aparece ao lado do vereador Zezinho Lima (PL), de Belém, também portando armamento, circularam nas redes sociais e foram divulgadas nesta sexta-feira (2) pela coluna Radar, da revista Veja.
Na foto, Zezinho segura um fuzil, enquanto Caveira empunha uma pistola. Segundo a publicação, o vereador confirmou que as armas são reais e pertencem ao deputado. “São de propriedade do deputado federal Delegado Caveira”, disse.
Ainda conforme a reportagem, o sistema de segurança da Câmara, que inclui detectores de metais, não impediu a entrada das armas, o que vai de encontro às normas de segurança da Casa, que restringem o porte ostensivo de armamento em áreas com grande circulação de pessoas — mesmo para agentes com porte autorizado, como é o caso de policiais civis.
Em suas redes sociais, Zezinho Lima comemorou o registro: “Somos armamentistas. Defendemos o porte de arma para o cidadão de bem. Ele, no Congresso Nacional, e eu, na Câmara Municipal de Belém.”
A ostentação de armamento em um espaço institucional como o Congresso Nacional não tem precedentes públicos recentes com esse nível de exposição. O episódio provocou críticas de parlamentares da oposição e gerou repercussão nas redes sociais. Até o momento, a assessoria da Câmara não se pronunciou oficialmente sobre o caso.