Uma roda-gigante de 108 metros de altura será construída em um espaço multieventos entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Quando finalizada, a atração será a maior da América Latina, com capacidade de 42 cabines, que carregam entre seis e oito pessoas por vez, com giros que levarão cerca de meia hora.
A atração não será a única: estão previstas ainda pista de skate, de motocross, kartódromo e pista de automobilismo, além de espaço para shows. O objetivo é fomentar o esporte, o setor de negócios e o turismo do estado.
Para tanto, estima-se que os investimentos do governo cheguem aos R$ 900 milhões. As obras são coordenadas por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), que avalia que o parque pode ficar pronto até o fim de 2026.
A roda-gigante
Segundo a Secretaria de Comunicação do Mato Grosso, a roda-gigante será instalada no canteiro central do Parque Novo Mato Grosso. Por conta da altura e localização, poderá ser vista até mesmo a partir do centro de Cuiabá.
Ao todo, o atrativo deverá ocupar pouco mais de mil metros quadrados de área construída. No último domingo (25), dois contêineres com peças de instalação da fundação da estrutura chegaram ao parque.

Chegada das primeiras peças da fundação da obra da roda-gigante no MT • Michel Alvim/SECOM-MT
De acordo com o governo, a expectativa é que a estrutura completa chegue pronta para instalação a partir de 7 de julho. As peças serão enviadas da China e embarcadas de navio até o porto de Santos, seguindo para Cuiabá por meio de 77 carretas.
Outros atrativos
O projeto do Parque Novo Mato Grosso prevê ainda um espaço destinado a eventos nacionais e internacionais, com capacidade para cerca de 80 mil pessoas e área de 45 mil m².
Já o autódromo terá uma pista de 4,6 km de extensão, com adição de camarotes e arquibancadas. Está nos planos ainda uma pista de kart profissional: serão 95 mil m², com arquibancada, área de serviço, estacionamento, salas de apoio, pódio e torre de vigilância.