cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Cheia dos rios já afeta 20 municípios no Amazonas, mostra boletim

O número de municípios atingidos pela cheia dos rios no Amazonas subiu para 20, segundo boletim divulgado neste sábado (18) pelo Governo do Estado, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais. A situação afeta diretamente 52.360 famílias — cerca de 209 mil pessoas em todo o estado.


As nove calhas de rios da região seguem em processo de cheia, com picos previstos até julho. Entre os 62 municípios amazonenses, 20 estão em situação de emergência, 37 em estado de alerta, três em atenção e apenas dois mantêm o status de normalidade. Jutaí foi o último a entrar em emergência, após sair da condição de alerta.


Ações do governo


Para mitigar os impactos, o Governo do Amazonas já distribuiu 250 toneladas de cestas básicas, além de 10 kits purificadores de água do programa Água Boa, destinados aos municípios de Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã.


Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) enviou 72 kits de medicamentos a cidades como Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil pessoas.


Manicoré também recebeu uma nova usina de oxigênio com capacidade de produção de 30 metros cúbicos por hora — mais que o dobro da antiga, que produzia apenas 12 m³/h. Já para o município de Apuí, foram enviados seis cilindros de oxigênio como reserva de segurança, além de medicamentos e insumos hospitalares para reforçar o atendimento local.


As ações emergenciais seguem em andamento enquanto o estado monitora a evolução das cheias nos próximos meses.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias