O Acre está entre os 17 estados brasileiros que terão reforço na prevenção e combate aos incêndios florestais a partir da contratação de brigadas federais temporárias autorizadas pelo Governo Federal. A medida foi publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União, por meio da Portaria Ibama nº 60.
Com a autorização, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) poderá contratar brigadistas, chefes de brigada e chefes de esquadrão para atuação em municípios do estado. A contratação será feita em caráter temporário e visa evitar que o Acre e mais 16 estados enfrente novamente situações críticas de queimadas, como ocorreu em anos anteriores.
Além das brigadas de combate direto ao fogo, o estado também será contemplado com a contratação de agentes federais de informação, brigadistas especializados em queima prescrita e supervisores de prevenção, logística e monitoramento. Esses profissionais irão atuar em apoio à coordenação estadual do Prevfogo, fortalecendo as ações preventivas nos territórios mais vulneráveis.
A portaria do Ibama contempla estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins, com a contratação de brigadas federais temporárias e permite a formação de brigadas federais de manejo integrado do fogo, com prazo inicial de dois anos, prorrogável por mais um.
As novas autorizações fazem parte das medidas do Governo Federal para evitar que o País enfrente, em 2025, a mesma intensidade de incêndios registrada no ano passado. Além das brigadas de campo, a portaria também prevê a contratação de supervisores federais e estaduais que irão coordenar ações de combate e prevenção nos diferentes biomas.
Com informações da Agência Gov.