O Acre está participando da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que teve início nesta terça-feira, 6, e segue até sexta-feira, 9, em Brasília (DF). O evento reúne representantes de todo o país para discutir soluções para a emergência climática e a construção de políticas públicas ambientais. A delegação acreana é formada por 32 delegados com direito a voto, que estão apresentando 20 propostas elaboradas a partir das etapas municipais e estadual da conferência.
Os representantes do Acre são dos setores público e privado, da sociedade civil, povos originários e comunidades tradicionais. Três são delegados natos, com cadeira garantida na conferência; 18 foram eleitos na etapa estadual e outros 11 nas conferências livres organizadas no estado.
“As propostas foram reunidas a partir de debates nas etapas municipais e estadual da conferência, com a participação de representantes dos setores público e privado e da sociedade civil”, explicou a secretária adjunta da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Renata Souza, que está presente no evento. “As medidas levam em conta a realidade ambiental e definem alternativas locais e nacionais para esses enfrentamentos”, completou.