Ícone do site Ecos da Noticia

60% dos acreanos utilizam Pix como forma de pagamento

(Imagem: Shutterstock)

O Pix, sistema de pagamento eletrônico instantâneo criado pelo Banco Central, já faz parte do cotidiano de 60% da população acreana, de acordo com dados divulgados em 2024 pela FGV e pelo Banco Central, reunidos pelo perfil Brasil em Mapas, divulgado na quinta-feira (22).


O número coloca o Acre entre os estados da Região Norte com menor adesão ao Pix. A média nacional é de 63%, e estados vizinhos como Rondônia (70%) e Amapá (71%) já superam a marca de 70% da população usuária do sistema.


Lançado em 2020, o Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Em 2024, foram registradas 63,8 bilhões de transações no país, somando um total de R$ 26,5 trilhões, um crescimento de 54% em relação ao ano anterior.


Além do Pix, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros são o cartão de débito (69%), dinheiro em espécie (68%), cartão de crédito (51%) e débito automático (32%).


O levantamento destaca ainda que o Distrito Federal lidera a adesão ao Pix, com 79% da população utilizando o sistema. Já o Piauí aparece na outra ponta do ranking, com apenas 56% dos habitantes usando o meio eletrônico de pagamento.



Sair da versão mobile