Em meio às homenagens pela trajetória de Antônio Aquino Lopes, o Toniquinho, o técnico Josemir Calixto, mais conhecido como Mimi, do projeto Recriança, emocionou nesta quarta-feira, 16, ao relembrar os primeiros passos da Federação de Futebol do Acre (FFAC) e o papel fundamental do dirigente na construção do futebol acreano.
Em entrevista ao repórter David Medeiros, do ac24horas Play, Mimi reviveu momentos marcantes ao lado de Toniquinho, ressaltando o legado deixado após mais de quatro décadas de atuação.
“Uma história até engraçada, o Campos Pereira foi eleito. O Toniquinho tinha sido eleito e uma pasta amarela para o Toniquinho. Aí subiu as escadarias do Vasco, na época era secretário lá, para que entregasse o Toniquinho uma pequena pasta amarela com o estatuto, com o ata, tudo para me repassar para o presidente. Quer dizer, naquela hora a Federação só tinha isso, uma pequena pasta. Eu nunca imaginei que na minha vida tinha tantos sonhos bons para o futebol acreano”, relembrou.
Mimi destacou o empenho de Toniquinho para transformar sonhos em estruturas concretas. “Foram 40 anos o Toniquinho à frente da Federação, realizando o sonho, a única federação do Estado, do Brasil, que tem campos de futebol e não é só um, não, é três campos de futebol. Agora está saindo o legado da Copa, espero que se chame Tonicão também”, disse.
Com um tom emocionado, o técnico também relembrou o esforço contínuo de Aquino para manter viva a prática do futebol em todas as categorias e faixas etárias. “E de lá para cá ele veio fazendo competições infantil, juvenil, feminino, masculino, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, profissional, segunda divisão, era um presidente que só era procurar ele na Federação que ele estava pronto para ajudar”, afirmou.
“Não é porque as pessoas partem, mas não será esquecido. Hoje o Recriança tem 36 anos e acompanhou toda essa história junto com o presidente Antônio Aquino, e eu espero que Deus coloque alguém no caminho da Federação. O Aquino só pensava em beneficiar as escolinhas, as comunidades, os times profissionais. Então Aquino, você deixa muita saudade no coração da gente, e que Deus e nós estaremos aqui orando por você”, acrescentou.
Veja o video: