O Sebrae está com uma programação especial para os microempreendedores individuais durante o mês de maio. Tradicionalmente realizada em uma única semana, a campanha “Semana do MEI” será prolongada para todo o mês, com o objetivo de ampliar o alcance das ações e oferecer mais oportunidades para aqueles empreendedores que queiram formalizar seus negócios e principalmente para aqueles que já têm um MEI e desejam aprimorar seus conhecimentos para alavancar mais ainda sua empresa.
Para os MEIs já formalizados, a programação oferece uma excelente oportunidade de aprimorar a gestão de seus negócios e obter novos conhecimentos. As atividades incluem palestras, workshops e orientações individuais, abordando temas cruciais como gestão, controle financeiro, orientação ao crédito, atendimento ao cliente, vendas e marketing e serão realizados em diversas cidades do Acre, com uma agenda variada. Toda a programação e inscrições estão disponíveis no site ac.loja.sebrae.com.br podendo também ser acompanhado pelas redes sociais do Sebrae @sebraenoacre.
Segundo a gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae no Acre, Claudia Baima, enfatiza a importância de os microempreendedores indivíduos buscarem o Sebrae para obter maior conhecimento sobre a gestão de seus negócios. “O Sebrae oferece uma gama de serviços e orientações que são essenciais para a boa gestão do negócio. Desde o controle financeiro até estratégias de marketing para maior divulgação do empreendimento, sendo o Sebrae um apoiador fundamental nesta jornada que muitas vezes o empresário faz de forma solitária, tendo uma instituição robusta que o auxilia”, afirmou.
Além disso, aos empreendedores que desejam ter seu próprio negócio a formalização como MEI é uma porta de entrada importante para quem deseja empreender com segurança e ter acesso a direitos e benefícios. “Quando o empreendedor se formaliza como MEI, ele passa a ter uma série de vantagens, como emissão de nota fiscal, aposentadoria, auxílio-doença e maternidade, além da possibilidade de contratação de crédito com condições mais detalhadas. O objetivo dessa campanha é mostrar que a formalização é simples, acessível e pode transformar o futuro do negócio”, destacou Baima.
A expectativa do Sebrae é alcançar centenas de empreendedores ao longo do mês, promovendo o fortalecimento do ambiente de negócios locais e incentivando a cultura empreendedora no estado. Para aqueles que ainda não têm um empreendimento formalizado, essa é uma excelente oportunidade de buscar mais informações sobre o que o Sebrae pode oferecer para apoiar a formalização do MEI.
Quem pode ser MEI?
Podem se tornar MEI as pessoas que trabalham por conta própria em atividades permitidas pela categoria com faturamento de até R$ 81 mil por ano e que não possuam participação em outra empresa como sócio ou titular.
A lista com as atividades permitidas está disponível no Portal do Empreendedor www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor . O processo de formalização é gratuito, simples e pode ser feito por meio do mesmo site.
Em caso de dúvidas ou se o empreendedor (a) quiser obter mais informações, a equipe do Sebrae está disponível com atendimento 24 horas por ligação ou Whats App pelo 0800 570 0800. Mais informações sobre a formalização como MEI podem ser obtidas no site sebrae.com.br/acre .
O Sindicato dos Trabalhadores(as) dos Correios no Acre (SINTECT), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (SEEB-AC), e a Associação de Docentes da UFAC (ADUFAC), além de movimentos sociais, preparam para o dia 1° de maio – Dia do Trabalhador – um ato unificado pelo fim da escala de trabalho 6 por 1, no auditório da Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.
De acordo com informações da assessoria do SEEB, a programação tem como tema “Pela Vida Além do Trabalho”, e será aberto com um café da manhã, a partir das 8h00, que será seguido de discussões a respeito do fim da escala 6 por 1, em defesa da redução da jornada trabalho para que se respeite o direito de todas as pessoas a terem lazer e descanso justos em sua rotina de vida.
Na mediação da Plenária estarão a presidente da Associação de Docentes da UFAC (ADUFAC), Leticia Mamed, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) dos Correios no Acre (SINTECT), Suzy Cristiny Costa e o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (SEEB-AC), Eudo Raffael Lima. Além das falas provocadas pela mesa, o microfone ficará aberto para outras pautas e moções que surgirem ao longo da atividade.