Rio Branco inicia vacinação nas escolas públicas em maio, anuncia secretário de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA) se prepara para o lançamento do programa de vacinação nas escolas públicas, anunciado pelo Governo Federal nesta segunda-feira (14). Em entrevista ao ac24horas, o Secretário Municipal de Saúde, Rennan Biths detalhou como será implementada essa ação na capital acreana.


“O Governo Federal, através da Lei 14.886, estabeleceu uma política nacional de vacinação nas escolas públicas. E Rio Branco, como parte desse movimento, irá aderir à estratégia com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes”, afirmou. Ele ressaltou que a ação será realizada em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Educação, com um cronograma de vacinação a ser iniciado em maio.


De acordo com o secretário, a vacinação será feita de forma integrada entre as unidades de saúde e as escolas. “As equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde irão atuar em conjunto com as escolas para alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes. O foco principal é garantir que todas as crianças da rede pública sejam imunizadas, com a participação ativa das famílias”, explicou.


O secretário também destacou a importância da comunicação com os pais. “Não será algo imediato. Haverá uma comunicação, principalmente por parte das escolas, para informar os pais sobre os dias e horários da vacinação. É fundamental que as famílias se preparem e estejam engajadas nesse processo”, disse.


Em relação aos preparativos, Rennan Biths informou que as equipes estão se organizando para o início da vacinação. “Estamos adquirindo os insumos necessários e finalizando os detalhes logísticos. A previsão é que a vacinação comece em maio, após o planejamento interno”, detalhou.


Além da vacinação, o secretário também comentou sobre os desafios enfrentados pela gestão nos últimos meses, como o aumento de casos de Covid-19, a crise provocada pela dengue e a recente cheia do Rio Acre.


“Nosso trabalho tem sido constante e a população tem sido prioridade. Em maio, além de começar a vacinação, também estaremos entregando a UBS Francisca Eduardo de Paiva, que passou por uma reestruturação completa para oferecer mais qualidade no atendimento à população.”


A vacinação nas escolas é uma importante estratégia para garantir a saúde pública e aumentar a imunização entre as crianças de Rio Branco. O secretário finalizou com um convite à comunidade. “Com a união das instituições e o empenho de todos, a gente vai superando o desafio da saúde para que a gente possa cada vez mais estar oferecendo o serviço da atenção primária, que é responsabilidade da secretaria municipal de saúde para toda a população”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias