Neste sábado, 19 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional dos Povos Indígenas, o Parque Capitão Ciríaco promove, a partir das 9h, um evento especial voltado à valorização e preservação da cultura dos povos originários.
A programação inclui palestras, apresentações culturais, rituais tradicionais e atividades de integração com o público. Entre os destaques estão as participações de integrantes do povo Huni Kui e do coordenador do parque, Franck Costa, que ressaltou o simbolismo da iniciativa.
“Espero que o evento traga exatamente a palavra reconhecimento, reconexão e, ao mesmo tempo, respeito pelos povos originários. É altamente cultural, pois estamos celebrando os nossos primeiros habitantes da Terra. A cultura do estado é, em grande parte, fruto da herança deixada pelos nossos povos originários”, afirmou.
A proposta, segundo Franck, é tornar o evento uma tradição anual, com apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, que já integra a realização da edição deste ano.
A programação tem início às 9h, com falas de representantes indígenas sobre o significado da data. Às 10h, o público poderá acompanhar apresentações de danças, músicas e exposições de artesanato.
Às 13h, será promovido um momento de aprendizado sobre a relação dos povos indígenas com a natureza, e, às 14h, seguem apresentações culturais com cantos, rituais e performances artísticas da tradição Huni Kui.
Encerrando as atividades, às 21h será realizada uma cerimônia de ayahuasca, com término previsto para às 6h da manhã do dia seguinte.