Parlamentares preparam viagem aos EUA para discutir redução de tarifa sobre o Brasil

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou que está organizando uma comitiva de parlamentares brasileiros aos Estados Unidos visando ajudar o governo a negociar a redução das tarifas de 10% impostas sobre importações de produtos brasileiros. A medida faz parte da nova política comercial do presidente norte-americano Donald Trump.


A iniciativa partiu de um pedido do encarregado de negócios da embaixada dos EUA em Brasília, Gabriel Escobar, segundo Trad. “Ele, com todas as letras, falou que seria muito interessante se a gente organizasse uma comissão de deputados e senadores para poder ir aos Estados Unidos e abrir um canal de diálogo com os parlamentares de lá, na tentativa de diminuir a tensão e reverter essa história”, declarou o senador em entrevista ao Poder360.


O parlamentar já compartilhou a proposta com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), que lidera oficialmente as negociações com Washington. De acordo com Trad, cerca de 30 congressistas demonstraram interesse em integrar a missão, mas a delegação será enxuta, com cerca de seis membros. A data da viagem ainda será definida.


“Na política, como na vida, a gente também precisa ter educação. Ele veio me visitar, eu vou devolver a visita na embaixada americana levando os nomes dos parlamentares interessados. A partir daí, vamos organizar tudo com eles e definir a data. O não nós já temos — vamos atrás do sim”, afirmou.


Trad defende que o Brasil mantenha a via diplomática e não entre em rota de colisão com os EUA. “Tenho visto especialistas dizerem que essa é uma guerra que ninguém ganha. Se revidarmos, pode vir um tranco maior. E pergunto: estamos prontos para isso? Acho que não.”


Para o senador, o Brasil deve se apoiar nos mais de 200 anos de relações diplomáticas com os Estados Unidos e no fato de que a balança comercial é favorável aos norte-americanos. “Eles estão taxando um país que é vantajoso para eles. Até que ponto essa medida faz sentido quando levamos esses argumentos de forma franca e aberta?”, questionou.


Expansão comercial

Apesar do esforço para manter boas relações com Washington, Trad destacou a importância de o Brasil diversificar seus mercados. Uma das apostas é a Rota Bioceânica — corredor logístico que ligará o país ao Oceano Pacífico via Paraguai, Argentina e Chile —, cuja conclusão está prevista para 2027. “É uma grande oportunidade para ampliar nossas exportações para a Ásia”, afirmou.


O senador também vê potencial no avanço do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que segue pendente de ratificação. “Tenho convicção de que uma situação como essa vai acelerar não só esse, mas outros acordos. O Brasil não vai ficar a pé nessa estrada”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias