Está sendo velado na manhã desta quarta-feira (16), no Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, o corpo do presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, conhecido como Toniquim. O sepultamento está previsto para esta quinta-feira (17), no Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco.
O estádio onde o corpo está sendo velado é considerado um dos maiores legados de Toniquim ao esporte acreano. Construído em 2011, o Florestão tem capacidade para 10 mil pessoas e simboliza a dedicação ao futebol local. Além dele, o dirigente esteve à frente de outras obras importantes para a federação, como o estádio Florestinha e a sede administrativa da instituição.
Josemir Amorim, presidente da Comissão de Arbitragem da FFAC, acompanha a movimentação e fala da relevância do legado deixado por Toniquim.
“É uma perda irreparável. O presidente Aquino deixa um legado de muita competência e honestidade. Ele construiu esse estádio, a sede da federação, o Florestinha e acompanhou a construção do estádio do legado da Copa. Estamos estarrecidos, foi muito rápido. Ontem ele estava bem, brincando com as meninas antes de sair. Infelizmente, de madrugada passou mal e veio a óbito”, lamenta.
O velório ocorre em duas etapas. A família tem o primeiro momento de despedida no hall de entrada do estádio, em um espaço reservado. Em seguida, o corpo será levado ao campo, onde Toniquim construiu grande parte de sua história no futebol, para que clubes, atletas, amigos e admiradores possam prestar as últimas homenagens.
A cerimônia segue ao longo do dia e se estende até a chegada de uma das filhas do dirigente, que embarca ainda hoje e deve chegar a Rio Branco por volta da meia-noite. “Quem quiser se despedir do Toniquim, mas não é da família, pode vir a partir do meio-dia. O estádio estará aberto ao público até amanhã”, explica Josemir.
Durante a cobertura, a equipe do ac24horas vai relembrar momentos marcantes da trajetória de Toniquim, incluindo trechos da entrevista concedida por ele ao Bar do Vaz, em 2023.