Novos reparos na ETA II paralisam 70% do abastecimento de água em Rio Branco

Foto: Whidy Melo

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), anunciou a suspensão temporária da distribuição de água em grande parte da capital nesta quinta-feira (25). A paralisação ocorreu devido a uma operação emergencial na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), localizada na regional de Sobral, que envolve a substituição da antiga adutora e a instalação de bombas mais potentes.


Cerca de 70% da cidade deve ser afetada, com previsão de retorno gradual do fornecimento em até sete horas. Com a instalação das novas bombas, adquiridas com recursos da prefeitura, cada equipamento terá capacidade para bombear até 300 litros por segundo, representando um ganho expressivo ao sistema. A previsão é que o abastecimento seja restabelecido até as 18h desta quinta-feira, já com o sistema operando de forma mais eficiente.


Foto: David Medeiros/ac24horas

As áreas mais afetadas pela interrupção temporária no fornecimento são as regionais do Segundo Distrito, Floresta, Calafate e Distrito Industrial.


O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, em entrevista ao ac24horas Play, afirmou que a ETA II vinha operando
acima da capacidade para a qual foi projetada. “Fazer [a manutenção] vai garantir que a água captada no rio seja levada para tratar na estação. Logo, logo a água já volta às torneiras do consumidor, se Deus quiser. Para você ter ideia, essa ETA trata até 1.000 litros por segundo. Ela foi feita para isso. Mas a gente está conseguindo tratar de 1.020, até 1.050 litros por segundo. Então, acima da capacidade máxima para a qual ela foi projetada”, destacou.


Pereira também lembrou que a cidade enfrentou problemas no último fim de semana, devido a instabilidades na ETA I, o que forçou a sobrecarga da ETA II para suprir a demanda. “Foi uma situação que levou à redução da vazão da ETA I. Por isso a gente aumentou a vazão da ETA II, para compensar um pouco. A gente precisa que o usuário também nos ajude, ele mesmo, a não desperdiçar tanta água, que a gente vê sendo desperdiçada em certas áreas”, pontuou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

Sobre os reparos em andamento, o diretor lembrou que a adutora em manutenção já havia sofrido uma quebra anteriormente.“Essa quebra dificultou a subida da água. Era uma perda muito grande. Então, a gente fez um paliativo na época, ali no final, que está segurando por enquanto. Mas agora precisa ser feito do modo definitivo. Programamos esse reparo para hoje. A empresa já está aqui, os equipamentos também, e o serviço definitivo será executado”, explicou.


De acordo com o gerente da ETA II, Éder Franco, a parada é fundamental para garantir a continuidade dos serviços e evitar problemas estruturais mais graves. “Então, tudo que foi planejado ontem, a gente não conseguiu executar porque ainda estávamos preparando o cabeamento para alimentar a máquina e fazer a solda na tubulação de 700 milímetros, da adutora. E hoje vamos prosseguir com o que já estava programado: trocar o transformador da subestação, que só pode ser feito com o sistema todo parado, como está agora, retirar um poste de alta tensão que está um pouco inclinado e, principalmente, realizar a solda na tubulação da adutora de 700 milímetros”, detalhou.


Além dos reparos mecânicos, está sendo realizada a limpeza dos circuladores da estação.“Devido à turbidez estar muito alta, precisamos fazer essa limpeza para garantir uma água de qualidade também”, reforçou Franco.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias