A presença cada vez maior de turistas estrangeiros no Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, está despertando uma nova necessidade entre os moradores da comunidade: aprender outras línguas. A partir da próxima sexta-feira (11), 30 pessoas da região iniciam um curso gratuito de espanhol, com foco no atendimento ao público e no turismo local.
A ideia partiu de uma demanda antiga dos próprios moradores. Beth de Souza, moradora e empreendedora do Croa, foi uma das primeiras a se inscrever. “Era um sonho nosso. Há uns dias atrás eu passei por um grande constrangimento: chegou uma mulher da Espanha e eu não conseguia entender nada que ela falava. Isso foi uma das coisas que me incentivou a fazer esse curso de espanhol. Obrigada. Estamos muito felizes”, contou.
As aulas acontecerão à tarde e terão duração de um ano. Quem vai conduzir o curso é a professora Bárbara Farias, da Secretaria de Educação, que pretende adaptar o conteúdo à realidade da comunidade. “Ainda vamos montar o plano de acordo com a necessidade de quem trabalha aqui. Às vezes, pode ser que recebam turistas da Argentina, Peru e vamos focar de acordo com isso”, explicou.

Foto: Diego Silva / Secom
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Secretaria de Educação e Cultura (SEE), que estiveram na comunidade nesta sexta-feira (4) para apresentar o projeto e ouvir os participantes.
A expectativa é que, após o espanhol, também sejam abertas turmas de inglês. Para quem vive do turismo na beira do rio, cada nova palavra aprendida pode se transformar em oportunidade. “Tudo iniciou a dois anos atrás com o início do processo para trazer internet aqui para o Croa, foi o momento de iniciarmos para trazer curso e qualificação. Esse é momento feliz”, disse Raquel Batista, diretora do gabinete do governador no Juruá.
Com informações da Agência de Notícias do Acre