A assessoria do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou que a Estação de Tratamento de Água II (ETA II) não deve mais voltar a operar nesta quinta-feira, 24, como havia sido previsto pela manhã. Segundo o órgão, a forte chuva que atingiu a capital comprometeu o andamento da obra e tornou o terreno onde ocorre a intervenção extremamente lamacento, dificultando o trabalho das equipes.
Apesar das adversidades, a primeira solda na nova tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD) foi iniciada por volta das 17h30 desta quinta (24). A expectativa agora é que os trabalhos sejam concluídos até o início da manhã desta sexta-feira, 25, quando a ETA II deverá retomar o funcionamento.
A intervenção faz parte do plano de modernização do sistema de abastecimento de água da capital, com a substituição da antiga adutora por novas linhas de captação e a instalação de bombas mais potentes. Quando finalizada, a obra elevará a capacidade de captação da ETA II de mil para mil e quatrocentos litros por segundo.
Com a paralisação temporária da ETA II, cerca de 70% dos domicílios de Rio Branco foram afetados pelo desabastecimento.