Mais de 900 casos de violência doméstica são registrados no Acre em 2025

O Acre enfrenta um preocupante aumento nos casos de violência doméstica, um problema que tem colocado em xeque a segurança de mulheres e famílias em todo o estado. Dados do Painel de Acompanhamento de Registros de Ocorrência de Violência Doméstica, do Ministério Público do Acre, revelam que, apenas no primeiro bimestre deste ano, 905 denúncias foram registradas, com Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira concentrando a maior parte dos casos.


De acordo com as informações do MPAC, em 2021, houveram 458 registros no primeiro bimestre. A partir de 2021, no entanto, os casos quase dobraram (veja o gráfico abaixo).


Foto: Painel de Acompanhamento de Registros de Ocorrência de Violência Doméstica para os primeiros bimestres I MPAC

Os municípios de maior registros de ocorrência são: Rio Branco (51,82%); Cruzeiro do Sul (10,50%); Sena Madureira (6,30%); e Tarauacá (5,97%). A tabela completa está disponível abaixo:


Foto: Painel de Acompanhamento de Registros de Ocorrência de Violência Doméstica para os primeiros bimestres I MPAC

Uma ocorrência recente em Sena Madureira chocou a população: um policial militar aposentado agrediu a mulher e apontou para ela uma arma de fogo. A cena foi gravada por populares, que chamaram a polícia.


Relembre o caso: Policial militar aposentado que agrediu mulher em Sena Madureira é preso


Episódios como esse têm se tornado mais frequentes, evidenciando a necessidade de políticas públicas mais eficazes. O governo do Acre anunciou medidas para enfrentar o problema, como a ampliação de vagas em contratos de terceirização destinadas a mulheres vítimas de violência, uma iniciativa que reserva 5% das oportunidades para esse grupo


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias