Quem precisa resolver alguma pendência com o governo do Acre já pode fazer isso direto do celular ou computador. Pelo Portal de Serviços (www.ac.gov.br), o cidadão encontra mais de 670 atendimentos reunidos em um só lugar.
A plataforma concentra serviços como emissão de documentos, agendamentos e acompanhamento de processos. Do total, 202 são totalmente digitais e outros 52 permitem agendamento online, o que ajuda a evitar filas e deslocamentos desnecessários.
A digitalização tem feito diferença na rotina de quem precisa de atendimento, como no caso da Valéria Barreto, moradora de Rio Branco. Ela conseguiu emitir a Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-CEPTEA) para o filho de forma rápida, sem precisar ir até um órgão público.
“Eu achava que a carteira só podia ser emitida de forma presencial e, por falta de tempo, acabei adiando. Mas, ao ver uma reportagem, descobri que é possível solicitar pelo portal ac.gov, sem precisar sair de casa. Resolvi tudo de forma rápida e prática”, disse.
Para acessar, basta entrar no site www.ac.gov.br, clicar em “Entrar” no canto superior direito e fazer login com a conta gov.br. Quem ainda não tem, pode criar gratuitamente em www.gov.br. Depois do login, dá pra favoritar serviços, acompanhar agendamentos e navegar por toda a carta de serviços.
Serviços disponíveis no Portal de Serviços do Acre:
- Carteira Estadual da Pessoa com TEA (e-CEPTEA): garante os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- Registro de reclamações no Procon: permite denunciar irregularidades e acompanhar a solução de problemas.
- Rematrícula escolar: facilita a renovação da matrícula para estudantes da rede pública estadual.
- Solicitação do cartão escolar e validação de documentos.
- Abertura de empresas e realização de trâmites na Junta Comercial do Acre.
- Consulta de notas e frequência escolar na Secretaria de Estado de Educação (SEE).
- Solicitação da Carteira Estadual da Pessoa com TEA e outros serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
- Agendamento do uso de espaços culturais pela Fundação Elias Mansour (FEM).
- Emissão de Certidão Negativa de Débito na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
- Solicitação da 2ª via da primeira habilitação no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
- Consulta e emissão de Certidão de Dívida Ativa na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
- Registro de boletins de ocorrência online pela Polícia Civil.