Uma jaguatirica criada ilegalmente como animal de estimação foi resgatada pelo Ibama em Uruará, no sudoeste do Pará. O animal, chamado Pituca, era usado pela influenciadora Luciene Cândido em vídeos nas redes sociais para gerar engajamento e lucro.
Com mais de 300 mil seguidores no TikTok e Facebook, Luciene exibia a jaguatirica em situações inadequadas, como deitada em camas, no colo e convivendo com cães, gatos e outros animais domésticos. Pituca também era alimentada de forma imprópria e exposta a produtos tóxicos.
Luciene foi multada em R$ 10 mil por infrações à Lei de Crimes Ambientais e obrigada a retirar as imagens das redes sociais. A origem da jaguatirica ainda é investigada, mas há suspeita de que o animal tenha sido retirado da natureza ainda filhote.
O Ibama alertou para riscos sanitários na fazenda, onde cães apresentavam sinais de leishmaniose. Pituca agora será avaliada por veterinários e poderá ser encaminhada para reabilitação e, futuramente, para reintrodução à natureza.