cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Fraca massa de ar polar provoca instabilidade e chuvas fortes no Acre nesta segunda-feira

Foto: Jardy Lopes

A segunda-feira, 14, será marcada por instabilidade climática em grande parte da Região Norte e do Centro-Oeste brasileiro. A presença de uma fraca massa de ar polar sobre a região contribuirá para a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuvas a qualquer hora do dia, especialmente no Acre, Rondônia, Amazonas (sul e sudoeste), Mato Grosso (centro, sul e oeste), além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Apesar das chuvas, o calor ainda predomina nessas áreas.


No Acre, a influência da massa polar será sentida em todas as microrregiões do estado. No leste e sul, que abrangem cidades como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo será instável, com grande cobertura de nuvens e chuvas previstas para qualquer hora do dia. As precipitações podem ser intensas, com alta probabilidade de episódios de chuvas fortes. A umidade relativa do ar deve variar entre 70% e 80% no período da tarde e pode atingir até 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram com intensidade fraca, mas com rajadas ocasionais, predominando das direções sudeste, sul e leste.


Nas microrregiões do centro e oeste do estado, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, com muitas nuvens e alta chance de chuvas fortes ao longo do dia. A umidade relativa do ar mínima deve ficar entre 65% e 75% durante a tarde e alcançar valores entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos, com variações das direções sudeste, leste e sul.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias