Na noite desta quarta-feira (02), a Força Tática do 2° Batalhão da Polícia Militar realizou a prisão de um homem suspeito de ameaçar moradores no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, no Segundo Distrito de Rio Branco. A ação ocorreu durante um patrulhamento preventivo e ostensivo na região.
A comunidade local tem vivido momentos de medo devido à disputa entre duas organizações criminosas pelo controle do tráfico de drogas no bairro. Para conter a violência e garantir a segurança dos moradores, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP-AC), em conjunto com o alto comando do Segundo Batalhão, deflagrou uma operação para coibir os ataques de facções.
Durante o patrulhamento, os policiais receberam informações de que três indivíduos haviam invadido uma residência na quadra 20 e ordenado que uma moradora deixasse o bairro até o amanhecer sob ameaça de morte.
Ao se deslocar ao local indicado, a equipe policial avistou um homem saindo apressadamente de uma casa em construção, portando uma arma de fogo. Ao perceber a presença policial, ele fugiu, pulando muros e quintais, e tentou se esconder em uma residência ao lado de uma casa abandonada. No entanto, após um cerco policial, o suspeito foi detido. Ele foi identificado como Jailton Menezes da Silva, de 31 anos, conhecido como “JÁ JÁ”.
Durante a fuga, Jailton tentou esconder um revólver calibre .38 com cinco munições intactas. Ao ser abordado, ele confessou a posse da arma e admitiu ser membro de uma organização criminosa atuante no bairro Cidade do Povo.
Diante das evidências do crime de posse ilegal de arma de fogo, Jailton Menezes da Silva recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para as providências cabíveis.