Ruan de Paula Ferreira, de 23 anos, foi preso e dois adolescentes — de 16 e 17 anos — foram apreendidos na tarde desta quarta-feira, 23, por tráfico de drogas durante uma ação dos Policiais Militares do 1° Batalhão, na rua Samaúma, Portal da Amazônia, em Rio Branco.
A guarnição policial fazia patrulhamento de rotina na região quando avistaram os três suspeitos em atitude considerada suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, um dos indivíduos arremessou um pacote para dentro de um quintal. Após a abordagem, os agentes localizaram o embrulho, que continha entorpecentes. Durante uma varredura na área, a equipe encontrou ainda um pote com mais drogas.
A equipe acionou o apoio da Companhia de Policiamento com Cães (CPcães), que realizou buscas adicionais. Apesar de não encontrar mais drogas, os policiais localizaram outros materiais relacionados ao tráfico.
Um detalhe chamou a atenção durante o depoimento de um dos menores: ele afirmou ser estudante e beneficiário do programa federal Pé-de-Meia, que incentiva a permanência de alunos no ensino médio. O jovem disse à polícia que utilizou o valor recebido por meio do benefício — guardado com disciplina e sem faltar às aulas — para, junto com os comparsas, adquirir entorpecentes e iniciar um ponto de venda no bairro.
A ação da Polícia Militar frustrou o plano e resultou na condução dos três envolvidos à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde estão à disposição da Justiça.